Será que é febre amarela? | Sérgio Franco
Resultados de exames

Será que é febre amarela?

Será que é febre amarela?

Saiba como investigar a doença pelo exame de PCR e entenda a diferença entre os vírus selvagem e vacinal.
febre amarela

Recentemente, a febre amarela voltou aos noticiários como motivo de preocupação para os brasileiros. De julho de 2017 a fevereiro de 2018, foram confirmados 723 casos da doença no país. Entre os estados mais afetados estão São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

A vacinação é a melhor forma de se proteger e de ajudar no combate à febre amarela. Mas o que fazer se você esteve em áreas de risco e não sabe se pode ter contraído a doença? Primeiro e mais importante: não espere os sintomas para investigar. Quanto antes o vírus for identificado, mais cedo o tratamento pode começar, evitando complicações mais graves.

Sérgio Franco já tem o exame PCR para febre amarela. Além de revelar com precisão se o paciente contraiu ou não a doença, o teste também pode diferenciar o tipo do vírus – que pode ser selvagem ou vacinal.

Quer entender melhor a diferença entre os dois tipos de vírus? A gente explica:

  • Febre amarela: É causada pelo vírus selvagem, e pode ocorrer na forma silvestre ou urbana. Na forma silvestre, é transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, e na forma urbana é transmitida pelo Aedes aegypti.
  • Febre amarela vacinal: Como seu próprio nome já diz, é causada pelo vírus vacinal, em uma reação adversa à vacina, porém é bastante rara.

Outro grande benefício do exame é a sua rapidez: em até 4 dias, você pode ter o resultado em mãos. Se for positivo, o tratamento já pode começar. Se o resultado for negativo, podem ser feitos exames complementares para confirmar o diagnóstico.

É importante lembrar que tanto a vacina quanto o exame são mais indicados para quem mora ou já esteve em regiões endêmicas. O melhor a fazer é sempre se informar com um médico de confiança ou no posto de saúde mais próximo.

Se quiser saber mais ou agendar seu exame PCR para febre amarela, fale com o nosso atendimento ao cliente: (21) 2672-7070.

Acontecendo