FAQ | Sérgio Franco
Resultados de exames

Perguntas frequentes

Tire suas duvidas com nossa central de conhecimento

FAQ

No Sérgio Franco a coleta infantil é feita por profissionais especializados?

Sim. Há pessoal especializado nesta área, em constante reciclagem para aprimorar o atendimento infantil.

O que significa o resultado: “não realizado” no laudo do antibiograma?

O resultado “não realizado” significa que não houve crescimento de bactérias na cultura e por isso não há a necessidade de utilizar medicamentos.

O que é e para que serve um antibiograma?

Através deste exame se poderá observar a quais antibióticos a bactéria encontrada no material analisado é sensível ou resistente, ou seja: o antibiograma permitirá a identificação do antibiótico mais adequado para o tratamento da infecção apresentada pelo paciente.

Crianças, idosos e gestantes têm atendimento preferencial nas unidades do Sérgio Franco?

Sim, o atendimento a gestantes, idosos e crianças é prioritário. Vale observar que no caso de ser necessária a presença de um profissional especializado, como na área infantil ou ginecológica, o atendimento pode não ser imediato.

É possível que um portador retire os resultados dos meus exames sem apresentar os comprovantes?

Para segurança do paciente, apenas o próprio ou um portador com o comprovante original poderá retirar os resultados na unidade do Sérgio Franco na qual o exame foi realizado. Na falta do comprovante original, o portador tem que levar uma autorização do cliente de próprio punho, contendo os números de identidade e/ou CPF do cliente, além da identidade do portador. Entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) – telefone (21) 2672-7070 – para obter mais informações sobre outras maneiras de receber seus laudos: fax, e-mail, internet (no site do Sérgio Franco) ou através do Lab Express (entrega motorizada, no local de sua escolha).

Posso receber o resultado de meus exames pelo telefone?

Sim, é possível receber os resultados por telefone, com exceção de alguns exames. Há também outras maneiras de receber os laudos: fax, e-mail, internet (no site do Sérgio Franco) ou através do Lab Express (entrega motorizada, no local de sua escolha). Entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) – telefone (21) 2672-7070 e opte pela maneira mais conveniente.

Após a coleta de sangue, algumas vezes o local da inserção da agulha fica arroxeado. Por quê?

O hematoma ocorre quando o sangue “vaza” da veia, o que ocorre em situações como veias finas ou com muita pressão sanguínea. Outras vezes, por falta de compressão adequada no momento da coleta. Ou ainda, devido ao consumo de algum medicamento que pode alterar a coagulação do sangue.

O uso de cremes ou óvulos vaginais podem interferir no resultado do exame de urina?

Não. No entanto, é importante que os medicamentos não se misturem à urina no momento da coleta. Deve-se fazer assepsia local na hora do exame, além do uso de absorvente interno.

O exame de urina deve ser realizado no laboratório?

O paciente pode realizar o exame em outro local, quando a solicitação for para “urina tipo 1”, colhendo o material em frasco apropriado, seguindo as orientações do atendimento do Sérgio Franco. No entanto, para cultura, o ideal é fazer a coleta no laboratório.

O exame de urina deve ser feito com material coletado da primeira urina do dia?

Não necessariamente. Apenas se o seu médico solicitar. A urina pode ser colhida em qualquer horário, observando que o paciente deve permanecer duas horas sem urinar para gerar o volume ideal para a análise.