Ficou mais fácil fazer o exame de biópsia de próstata | Sérgio Franco
Resultados de exames

Ficou mais fácil fazer o exame de biópsia de próstata

Ficou mais fácil fazer o exame de biópsia de próstata

Anestesia local e sedação aliviam a sensação de desconforto do paciente.
Ficou mais fácil fazer o exame de biópsia de próstata

No Brasil, cerca de 60 mil novos casos de câncer de próstata são descobertos ao ano e a melhor maneira de evitá-lo é o mesmo de tantas outras doenças: realizar os exames preventivos para um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficaz.

Mesmo assim, muitos pacientes ainda têm receio em fazer alguns exames, principalmente pelo desconforto. É o caso da biópsia de próstata, um procedimento eficiente feito em casos de suspeita de câncer, e que garante bons resultados ao determinar a existência ou não da patologia.

E como funciona o exame? A Dra. Glória Falcão, radiologista e parte do corpo clínico da CDPI, explica que neste tipo de biópsia, “é feita a retirada de fragmentos de tecido da próstata através de uma agulha acoplada à uma pistola especial para esse método, guiada pela ultrassonografia transretal da próstata com Doppler colorido”.

Na CDPI Niterói, a biópsia de próstata ficou muito mais confortável. A unidade já é pioneira em diversos tipos de biópsias, e inova ao trazer uma versão do procedimento com sedação e anestesia local. Neste método, o paciente permanece adormecido durante todo o tempo necessário e, ao acordar, o desconforto é minimizado graças à anestesia.

Vale lembrar que o paciente deve marcar seu exame com antecedência e seguir adequadamente as instruções de preparação. No dia da biópsia, deve-se chegar com meia hora de antecedência para a avaliação do anestesista e para fazer exames de imagem e níveis de Antígeno Prostático Específico (PSA), determinados através do sangue.

“Somos uma que realiza biópsias há muitos anos. Fomos a pioneira na cidade de Niterói e agora realizamos esse método mais agradável ao paciente que facilita a aceitação do exame. O procedimento já está disponível para a realização na unidade Icaraí 509, oferecendo conforto e atendimento de qualidade”, completa a Dra. Glória.

Acontecendo